Modelos de Escadas Para Colocar No Imóvel: Dicas para se Inspirar

modelos de escadas

Modelos de Escadas Para Colocar No Imóvel: Dicas para se Inspirar

Há vários modelos de escadas que têm o poder de transformar um ambiente, dependendo de suas características, por isso ao fazer uma construção ou reforma, é necessário pensar bem no modelo de escada que será utilizado.

Existem diversas arquiteturas para as escadas, o que pode tornar a escolha um pouco difícil, por isso, no artigo de hoje, vamos trazer alguns modelos de escadas para você que está construindo ou pensando em reformar! 

Entendendo a estrutura de escadas para imóveis

A escolha de uma escada que combine e que se relacione com o ambiente é extremamente importante, pois as escadas são elementos visuais e que chamam muita atenção logo que entramos em um espaço.

Mas, não é só a estética da escada que importa, há ainda alguns elementos que acompanham a escada e que devem ser pensados antes da construção, independente do modelo, então antes de apresentar os formatos de escadas e degraus iremos entender a estrutura básica de uma escada.

modelos de escadas

Como vimos na imagem a escada tem o primeiro lance, que está presente em qualquer modelo de escada. O patamar e segundo lance não são obrigatórios, mas podem ser acrescentados para melhorar a estética. Outros elementos como corrimão e guarda-corpo são obrigatórios, geralmente, apenas em escadas com mais de 2 metros de largura. 

Quais são os principais modelos de escadas 

Para escolher os modelos de escadas para colocar no imóvel é preciso antes conhecer os formatos. Porém, como existem milhares de arquiteturas diferentes, não conseguimos representar todos os formatos existentes, então separamos os principais e mais utilizados.

Veja quais são a seguir.

Escada em U 

As escadas em formato de U, como o próprio nome sugere, possuem três direções diferentes, sendo que a mudança das direções pode acontecer no início, meio ou final dos degraus, esse é um critério pessoal.

Esse é um modelo de escada ideal para ser construído no meio da casa, separando dois ambientes ou então próximo à parede. Além disso, é possível aproveitar o espaço que sobra para fazer um lavabo, jardim de inverno ou mini bar.

modelos de escadas
modelos de escadas

Escada em L

As escadas em formato de L são bem semelhantes as escada em U, a diferença é que na escada em formato de U no patamar onde há mudança de direção, o degrau é quadrado ou retangular, enquanto que na escada em formato de L esse degrau é triangular. Além disso elas são mais indicadas para serem construídas próximo a paredes.

Esse formato de escada é mais geométrico, formando uma curva, ocupando menos espaço, o que é ideal para ambientes pequenos como sobrados ou para quem deseja aproveitar a área sob a escada. 

Escada circular 

Esse é um dos formatos de escada muito sofisticado, e o mais ideal para ambientes com bastante espaço, pois elas são bem mais largas do que as escadas comuns. Como havíamos citado, por ser uma escada mais larga, o corrimão é obrigatório.

A escada em formato circular é perfeita para quem quer criar um ambiente mais charmoso e elegante, pois só sua estrutura já garante esse efeito, os materiais tanto dos degraus quanto dos pisos irão potencializar a elegância do seu imóvel!

Escada reta

A escada reta é o formato mais tradicional e comum de escada, mas isso não significa que não possa ser um modelo bonito e elegante para se colocar em um imóvel.

Esse é um formato que ocupa pouco espaço, então é mais indicado para espaços pequenos que tenham um formato retangular. Confira dois exemplos de escadas retas e sofisticadas.

Principais tipos de degraus para escadas

Na construção de uma escada, os degraus também fazem muito a diferença. Os degraus podem mudar completamente a imagem que uma escada passa, podendo deixá-la mais rústica, tradicional, retrô ou com características de qualquer outro estilo.

Vamos ver a seguir quais são os principais tipos de degraus e o melhor uso de cada um deles.

Comum 

O degrau comum, assim como a escada em formato de reta, também é muito tradicional e está presente na maioria das construções de escadas. Esse tipo de degrau é caracterizado por ter uma base reta e com o comprimento fechado.

Embora seja tradicional, há diversas formas de personalização para fazer com que esse tipo de degrau se diferencie e esteja conectado com outros elementos do imóvel.

Vazado 

Com um nome bem autoexplicativo, o degrau vazado é aquele que não possui espelho, a parte que dá altura à escada. Para ter sustentação, esse tipo de degrau pode ter uma barra fixada no centro, apoio no corrimão ou na parede.

Apesar de ser um estilo de degrau muito bonito, exige muita atenção quanto ao material, que deve ser muito rígido, como as vigas, porque se não a escada pode acabar cedendo. Além disso, também é muito perigosa para quem tem ou pretende ter crianças em casa.

modelos de escadas
modelos de escadas

Flutuante

O modelo de degrau flutuante é um dos mais elegantes e que está em alta no mercado atual. Ele chama atenção por não possuir nem espelhos e nem vigas, sendo sustentado diretamente na parede.

Para construir uma escada com esse modelo de degrau é preciso estar muito atento quanto a estrutura da casa. Se estiver pensando nisso é melhor avisar seu empreiteiro e arquiteto com bastante antecedência.

modelos de escadas
modelos de escadas

Plissado

O degrau no estilo plissado se caracteriza por ser uniforme e em formato de zig-zag, isso quer dizer que o formato aparece igual tanto para quem está subindo, quanto para quem está descendo. Esse é um modelo que não precisa de sustentação sob os degraus.

O degrau plissado é com certeza muito bonito, no entanto tem um custo muito elevado em relação a outros modelos, para sua construção há um trabalho muito minucioso e planejado, o que acaba aumentando seu valor final.

modelos de escadas
modelos de escadas

Com escolher modelos de escadas para o imóvel

A escolha de um modelo de escada ou tipo de degrau irá variar muito de acordo com cada imóvel, espaço e pessoas que irão circular diariamente no ambiente. Pensando nisso e em ajudar mais pessoas a escolherem ótimos modelos de escadas, iremos dar algumas dicas exclusivas.

Dica 1 – Considere o estilo de decoração

De nada irá adiantar investir em um modelo personalizado se ele não se relacionar com os móveis e o estilo de decoração do imóvel. Cada modelo de escada se adéqua melhor a um tipo de ambiente, veja algumas sugestões.

  • Decorações clássicas: escadas retas, em L, U ou circular.
  • Decorações modernas: escadas flutuantes, vazadas, plissadas.

Dica 2 – Avalie o espaço disponível

Esse é um detalhe fundamental pois, algumas escadas, como o modelo circular, ocupam bastante espaço, então antes de fazer a escolha é preciso avaliar o espaço disponível e se há interesse em utilizar a área abaixo da escada. 

Dica 3 – O modelo deve se adequar aos moradores

A escada não é apenas um item decorativo do imóvel, pense que ela precisa ser funcional e segura para os moradores da casa. Dessa forma, é importante considerar se há crianças, animais de estimação ou idosos e se há possibilidade de ter, assim é possível evitar futuros acidentes.

A escolha de um modelo de escada ideal pode parecer uma decisão bem simples, no entanto requer bastante atenção a diversos detalhes que foram observados neste artigo. Esperamos que com nossas explicações e dicas você consiga escolher o melhor modelo de escada para colocar em seu imóvel.

E aí, pensando em reformar o seu imóvel? Conte a HCFARA!

Você quer reformar o seu imóvel e deseja instalar escadas mais parecidas com o seu perfil? Conte com a ajuda de um profissional! A HCFARA é uma empresa especializada em consertos e instalações em geral, com profissionais especializados e qualificados com vasta experiência no mercado, visando a segurança e qualidade do trabalho.

Quais são as vantagens dos nossos serviços?

HCFARA oferece diversos benefícios para seus clientes:

●  Melhor preço: os nossos clientes possuem um dos melhores custo-benefício do mercado de construção e reparos do estado do Rio de Janeiro;

●  Velocidade e performance: avaliamos a situação e fazemos sempre o procedimento ideal, no menor tempo possível. Além de economizar tempo, você terá a certeza que o resultado será o esperado;

●  Investimento: nós executamos os nossos serviços de maneira rápida e eficiente, com os melhores equipamentos e profissionais da região, tudo isso com o melhor preço;

●  Atendimento: devido a crise do coronavírus, a nossa equipe estará preparada para tomar todos os procedimentos de higiene recomendados pelas autoridades, visando sempre a segurança dos nossos clientes.

Peça já o seu orçamento e saiba mais sobre os serviços que pode adquirir conosco!

(21) 96743-7407