Tratamento Contra Mofo: Como se livrar deles?

mofo

Os esporos de mofo estão por toda parte em todos os tipos de clima. O mofo é fungo e alguns tipos são extremamente benéficos para a humanidade (pense na penicilina), enquanto outros podem ser bastante perigosos.

Mofo perigoso

O tipo mais comum de mofo encontrado nas casas é o oídio. O mofo é um molde de superfície que cresce em locais quentes e úmidos, como o banheiro,  e em tecidos e livros armazenados em porões úmidos. Oídio começa como uma colônia em pó cinza ou branca. Ele ficará preto ou marrom se não for removido imediatamente e, muitas vezes, se parece com o acúmulo de solo. Para testar se a superfície está coberta de mofo ou sujeira, passe um pano na mancha com um cotonete embebido em alvejante doméstico. Se a mancha clareia ou desaparece após dois ou três minutos, é mofo. Se não, provavelmente é apenas sujeira.

Se você detectar um odor de mofo em qualquer lugar da sua casa, terá uma alta concentração de mofo. Pode ser proveniente de um cesto cheio de toalhas úmidas, de um espaço úmido sob a casa ou de tapetes com mofo no estofamento. Definitivamente, é hora de tomar medidas para se livrar do problema.

Agora você sabe que todo o bolor é mofo, mas nem todos os bolores são mofo. O oídio pode descolorir e danificar lentamente as superfícies, mas existem moldes muito mais perigosos que podem danificar a estrutura da sua casa. Se você vir um molde preto ou verde difuso ou viscoso e o drywall ou a madeira embaixo forem macios ou quebradiços, haverá podridão irreversível e o molde e as superfícies danificadas deverão ser removidos imediatamente. 

Contratação de Profissionais

Se a infestação de bolor for detectada precocemente, você poderá lidar com isso facilmente com produtos de limpeza domésticos.

Para problemas extensos de mofos, considere contratar um profissional. Alguns mofos são altamente tóxicos podem causar problemas para qualquer pessoa com alergias ou comprometimento do sistema respiratório.

A regra geral é que, se o mofo cobrir 1 metro quadrado, chame um profissional. A remoção de grandes colônias de fungos requer exposição a produtos químicos pesados ​​e descarte adequado de materiais de construção infestados.

Produtos que matam mofo

  • Alvejante com cloro: O hipoclorito de sódio ou o alvejante doméstico comum funciona melhor para destruir o mofo e remover qualquer descoloração. É bastante duro e deve ser diluído antes de usar.

Atenção

Deve-se tomar cuidado devido à toxicidade e a fumaça perigosa e o alvejante nunca deve ser combinado com amônia.

  • Peróxido de hidrogênio: menos agressivo que o alvejante à base de cloro, o peróxido de hidrogênio (solução de três a 10%) mata o mofo e alivia as manchas. Embora tenha um efeito de branqueamento, funciona mais lentamente que o alvejante com cloro, mas não possui fumos ou resíduos tóxicos.
  • Vinagre branco destilado: O vinagre é ácido e decompõe lentamente a estrutura do mofo e o mata. O vinagre não é tóxico, mas as manchas de mofo podem permanecer e pode ser necessária uma limpeza adicional com um limpador doméstico.
  • Bicarbonato de sódio e bórax: O bicarbonato de sódio e o bórax têm um pH alto que inibe o crescimento e a sobrevivência do mofo. Ambos os produtos são baratos, não-tóxicos e fáceis de misturar com água. O bórax funcionará melhor na remoção de manchas persistentes, mas não com a mesma eficácia que um produto de limpeza mais forte.

Ao usar qualquer um desses produtos, não lave a solução de limpeza completamente. Deixar um pouco do limpador ajudará a inibir o crescimento futuro de fungos.

Remoção de tecido

Se a sua casa foi inundada e o mofo e as bactérias cresceram por muitos dias, pode ser impossível recuperar itens de tecido. No entanto, se o mofo se desenvolver devido à umidade e for detectado mais cedo, poderá ser facilmente removido da maioria dos tecidos.

Comece levando os itens para fora para escovar o máximo possível de mofo da superfície e para evitar espalhar os esporos de mofo dentro de sua casa. Se o tecido for lavável, use a água mais quente recomendada na etiqueta de cuidados e adicione um desinfetante. Se as manchas persistirem, crie uma solução de água sanitária e água e deixe a roupa de molho por pelo menos oito horas. Alvejante de oxigênio pode ser usado com segurança em qualquer tecido lavável.

Para tecidos que são apenas de limpeza a seco, retire o oídio do lado de fora e vá para um produto de limpeza profissional. Identifique e aponte as manchas e a maioria dos tecidos pode ser restaurada com sucesso.

Sapatos, casacos, acessórios e móveis de couro

Mofos em casacos de couro, sapatos, bolsas e móveis devem ser removidos, se possível. Limpe a superfície com um pano embebido em vinagre branco destilado e, em seguida, com um bom sabão de couro e água morna. Seque com um pano macio e deixe secar completamente. Uma vez completamente seco, trate o item com um condicionador de couro.

Livros e Papéis

O molde acabará destruindo o papel, mas pode ser removido com sucesso. Para livros caros e documentos historicamente significativos, consulte um curador profissional.

Nunca tente tratar papel úmido. O molde irá manchar e tornar-se quase impossível de remover. Permita que o papel dos livros seque ao ar completamente ao sol ou coloque-o em um recipiente selado com material absorvente de umidade, como gel de sílica ou amido de milho polvilhado entre as páginas.

Quando o livro estiver seco, saia e use um pincel ou pano macio para afastar suavemente o oídio da capa e de cada página. Deslize uma folha de papel encerado sob cada página para proteger a página atrás dela. Umedeça levemente um pano limpo e macio com água oxigenada e limpe cuidadosamente cada página, deixando secar completamente antes de passar para a página seguinte.

Electrodomésticos

Aparelhos como lavadoras, geladeiras e cafeteiras que combinam umidade, calor ou alimentos para alimentar o molde precisam de limpeza frequente.

Limpe as arruelas executando um ciclo de água quente com alvejante (sem roupa) pelo menos mensalmente. Inspecione todos os cantos e recantos das vedações das portas da lavadora com carga frontal para garantir que não haja crescimento de mofo que possa deixar as roupas com cheiro de mofo. 

O vinagre branco destilado faz um ótimo trabalho na limpeza de geladeiras e cafeteiras e ajuda a inibir o crescimento de fungos. 

Remoção de mofo das paredes interiores, pisos e tapetes

Se o molde estiver embaçado e preto, pode ser muito pior do que apenas feio. A área deve ser aberta para verificar se há danos estruturais. Use óculos de segurança e proteção respiratória. Todos os materiais de construção devem ser ensacados em sacos plásticos pesados ​​e descartados adequadamente. Deixe a área secar completamente e faça os reparos necessários.

Para limpar superfícies porosas como madeira e drywall, um detergente deve ser adicionado à solução de água sanitária e água para ajudá-lo a aderir. Misture uma parte de detergente para lavar louça , 10 partes de alvejante e 20 partes de água. Aplique com uma esponja ou esfregão, tentando não saturar demais as superfícies. Não enxágue e deixe a solução secar ao ar.

Tapete com mofo ou cheiro de mofo deve ser removido completamente. Usando um respirador, corte o tapete e a almofada em pequenas partes. Misture os materiais e o piso com água para evitar a propagação de esporos de mofo no ar. Enrole o tapete em plástico pesado para descarte. Use um aspirador para limpar completamente a área e deixe secar ao ar por vários dias antes de substituir o piso.

Superfícies residenciais exteriores

A lixívia de cloro é bastante eficaz na limpeza de todos os tipos de revestimentos, concreto , tijolo e pedra, mas é prejudicial às plantas e gramados. Certifique-se de cobrir todas as plantas vulneráveis ​​com folhas de plástico pesadas.

Misture uma xícara de água sanitária com um litro de água. A solução pode ser usada com um pulverizador de jardim, lavadora de alta pressão ou para lavagem manual. Sempre use óculos de segurança, luvas, roupas de proteção e um respirador. A solução alvejante causará perda de cor em qualquer tipo de tecido.

Molhe as áreas com bolor com água pura e, em seguida, com a solução de água sanitária e água e deixe-a funcionar por alguns minutos. Se o molde clarear, vá para outra área. Se as manchas persistirem, esfregue a área e aplique mais água sanitária e água. Deixe secar completamente ao ar.

Enxágue as áreas plantadas próximas com água pura.

Onde contratar um profissional para tratamento contra mofos?

HCFARA é uma empresa especializada em tratamento contra mofos, com profissionais especializados e qualificados com vasta experiência no mercado, visando a segurança e qualidade do trabalho.

Ao tomar a decisão de contratar uma empresa especializada nesses tipos de serviços, em vez de arriscar contratando trabalhadores desconhecidos, você garante maior qualidade, profissionalismo e terá a certeza que os equipamentos e cuidados aplicados no seu imóvel são os melhores para garantir o melhor resultado.

Quais são as vantagens do nosso serviço?

HCFARA oferece diversos benefícios para seus clientes:

● Melhor preço: os nossos clientes possuem um dos melhores custo-benefício do mercado de construção e reformas do estado do Rio de Janeiro

● Velocidade e performance: avaliamos a situação e fazemos sempre o procedimento ideal, no menor tempo possível. Além de economizar tempo, você terá a certeza que o resultado será o esperado;

● Investimento: nós executamos os nossos serviços de maneira rápida e eficiente, com os melhores equipamentos e profissionais da região, tudo isso com o melhor preço;

● Atendimento: somos uma empresa dedicada a diversificar o atendimento aos nossos clientes. Você agenda o horário e escolhe o local onde o serviço será realizado.

Peça já o seu orçamento e saiba mais sobre os serviços que pode adquirir conosco!

(21) 96743-7407